sexta-feira, 20 de novembro de 2009

DANCE HALL RAGGA

No final dos anos 70 a Jamaica passava por uma mudança de governo, saia a esquerda e a direita entrava no poder, e isso se refletiu na musica os temas de critica social e religião (Rastafari) que dominavam o reggae deram lugar a letras sobre sexo, violência e festas. Nesta época o produtor Don Mais juntamente com os Roots Radics estava trabalhando com alguns Riddims - O Riddim é a base instrumental de uma musica, que vai sendo usada por varios artistas sempre se reciclando - antigos da Studio One, dai surge o ritmo do dancehall com bateria e baixos bem marcantes. yellowman

Logo os cantores da época aderem ao novo ritmo e consequentemente os Soundsystems que com Toasters - Toasters são os “mestres de serimonia” de um soundsystem, eles cantam e falam por cima das musicas animando o publico - como Yellowman, Lone Ranger e Ranking Joe vão moldando o dancehall, e logo os Toasters estavam gravando discos com as musicas que faziam em cima dos riddims de dancehall e começaram a lancar mais discos do que os cantores. Foi ai que surge o nome Dancehall, que é o termo usado para os locais aonde ocorrem as festas dos Soundsystems.

Em 1985 o dancehall começa a mudar, usando um teclado Cassio MT-40 o produtor King Jammy cria o que é considerado o primeiro Riddim completamente digital, o Sleng Teng Riddim, que é lançado na musica “Under Me” Sleng Teng de Wayne Smith. A musica estoura na jamaica e logo o dancehall é tomado pela sonoridade eletronica, o estilo de vocal também muda e se torna mais rapido “agressivo” com artistas como Buju Banto, Cobra, Bounty Killer e Shabba Ranks, o estilo fica conhecido como Raggamuffin.

Nos anos noventa o Dancehall/Raggamuffin sai da jamaica e toma o mundo, quem não conhece o Shaggy? Mas com a fama o dancehall começa a ser bastante criticado pelas letras violentas e algumas vezes até mesmo homofobicas, isso levou muitos cantores a repensarem seus valores e voltarem suas letras para o Rastafari e critical social, alguns até escrevem tanto sobre a religião quanto sobre violência e slackness (sexo). Hoje em dia o dancehall vive uma boa fase com varios artistas espalhados pelo mundo como: Mr. Vegas, Damian Marley, Elephant Man, Sean Paul, Tippa Irie e Dr. Ring Ding.

No Brasil o dancehall chegou nos anos 90 com bandas como Skank e o Planet Hemp, hoje em dia o estilo vem crescendo cada vez mais pelo pais com nomes como: Jimmy Luv, Arcanjo Ras, Lei Di Dai, Ms. Ivy, Funk Buia, Jeru Banto e muitos outros, até o rapper de BH, Renegado passou pelo dancehall em seu disco com as musicas Sei quem ta comigo e Santo Errado.

Bom, é isso, no mais segue ai alguns links interesantes:

http://www.raggabrasil.com (Site sobre o dancehall no Brasil com textos, entrevistas e downloads, etc)

http://www.riddimbase.org (Banco de dados sobre Riddims, desde os classicos até os mais modernos)

http://www.dancehallreggae.com (Site sobre dancehall, com noticias, letras de musicas, videos, etc)

Nenhum comentário: